Pergunta
Amigo,
Gostaria de trocar meu carro por um Sport Utility, qual vc acha que seria uma boa opção???
# L200
# Land Rover 90, 110, Discovery
# Jeep Sport ou Grand Blazer
# Nissan
Conto com sua ajuda,
Abraço,
Moyses Rodrigues
Resposta
Prezado Moyses,
Aqui vão algumas considerações que poderão lhe ajudar na decisão final:
Mitsubishi L200:
É um veículo “made in Brazil” fabricado em Goiás, e vem aparecendo com maior intensidade no mercado. Possui uma motorização diesel que talvez deixe um pouco a desejar (87 CV) e quatro níveis de acabamento (L, GL, GLS e Sport), todas elas na configuração cabine dupla. Se for considerada alguma alternativa, considere pelo menos a versão GLS ou Sport. A Sport é igual aquelas picapes amarelas que com certeza vocês já viu pelas ruas de São Paulo. Esta versão possui uma série de acessórios especiais que diferenciam das demais.
A Mitsubishi lançou uma versão especial, comemorativa do Rally dos Sertões, cabine simples, toda preparada para competir, com motorização a diesel de 165 CV. Custa o equivalente a R$ 129.000,00. Veículo de gente grande……
Land Rover Defender 90 ou 110:
Com certeza são duas ótimas opções, considerando apenas que a versão 90 tem o habitáculo do motorista um pouco apertado para motoristas com mais de 1.80m de altura. Antes de serem fabricados no Brasil, possuiam uma motorizaçao diesel (TDI 300 – Turbo Diesel Injection) de 111 CV. Os carros montados no Brasil tem agora um motor nacional, também turbo alimentado da Maxion (115CV), um excelente motor. Será difícel você comprar um desses carros usados em bom estado, pois muito dos proprietários, compram este tipo de veículo com o propósito de fazer trilhas. Este é uma opção que deve ser evitada, não que o carro não esteja preparado, mais com certeza um carro que jamais fez trilha estará em melhor estado geral de conservação.
A compra pelo modelo 110, talvez seja a melhor opção. O carro possui uma melhor capacidade de carga (09 pessoas) e com certeza sua maior distância entre os eixos garante uma melhor dirigibilidade. (110 significa a distância entre os eixos, medidas em polegadas).
Antes de fechar o negócio, recomendamos um teste drive no veículo. O Land Rover linha Defender é o tipo de veículo, caracterizado pelo provérbio: ou você ama ou odeia. É bastante rústico em temos de acabamento, sua dirigibilidade no asfalto não é das melhores, mas é um ícone entre os admiradores de veículos off roads. É o sonho de todo e qualquer Jipeiro.
Uma vez li uma definição deste veículo que dizia, se o Land Rover Defender não conseguir chegar, nenhum outro veículo conseguirá. Se conseguir optar pela compra de uma versão chamada de County, esta é uma melhor opção, frente aos acessórios disponíveis já de fábrica nesta versão (rodas especiais, melhor acabamento interno, teto solar, estribo, pinturas especiais, etc,etc).
Land Rover Discovery:
Este veículo foi importado com duas opções de motor
1) Gasolina motor V8 192 CV. Além desta motorização a versão a gasolina correspondia a topo de linha da série com uma lista de opcionais exclusivos deste (bancos de couro, bancos elétricos, duplo teto solar, melhor acabamento, etc,etc). Esteja preparado para o elevado consumo. Por se tratar de uma versão automática, “4 whell drive” integral, o mesmo chega a fazer de média, não mais do que 5 km/l.
2) Diesel (111CV): equipado com o mesmo motor da linha Defender (TDI300) o modelo foi importado com um nível menor de acabamento quando comparado com a versão gasolina. A idéia da importação deste modelo era atender aqueles que queriam fazer off road com seus Discovery, sem precisar de muito luxo. A motorização diesel (maior torque) bem como o câmbio manual também contribuiram nesta estratégia. Foram poucos Discovery a diesel negociados e são atualmente muito procurados pelos aficciondos pela marca.
Jeep Sport:
Também é um excelente veículo. Por mais de quinze anos este veículo foi fabricado nos EUA com muito sucesso. Era este o antecessor do nosso conhecido Jeep Cherokke Limited. Recentemente no mercado americano este veículo foi substituído por uma novo carro chamado de Liberty. Aqui no Brasil deve chegar só no ano que vem, mas com o mesmo nome Jeep Cherokee. Com este lançamento os preços dos veículos usados chegarm a cair um pouco. O fabricante chegou a vender algumas versões com mororização diesel, mas a grande maioria dos veículos vendidos foram a gasolina (seis cilindros / 174 CV). Com algo próximo dos R$ 40.000,00, você pode estar comprando um excelente veículo, se não se preocupar que o veículo já é “fase out”. Existe uma versão RUBICON, que já vem com uma série de acessórios especiais, muito bacana.
GM Blazer:
Com certeza não podemos desmerecer esta opção, mas é um pouco diferente dos modelos apresentados acima. Tem a grande vantagem de ser uma carro GM, que possui atualmente 490 pontos de assintência técnica no país. O modelo recem remodelado, deixou muito a desejar, e mostra nitidamente um estratégia da GM de tentar uma sobrevida num produto um pouco já desgastado pela concorrência. Se optar pela motor a gasolina terá um excelente desempenho, mas esteja preocupado com o consumo deste motor. São 180 CV para serem alimentados. Existem diversas versões a diesel e recentemente a GM colocou uma versão ainda melhor em sua gama de produtos (128 CV – Turbo alimentado). O problema maior desta versão é o elevado nível de ruído dentro da cabine.
Nissan Frontier:
Há algum tempo atrás o futuro da marca era incerto. Tudo indica que a Marca retorna ao Brasil com força total e a possibilidade de fabricação da Frontier é muito grande, em parceria com a Renault, pois a marca francesa possuie um grande participação na empresa japonesa. Um outro modelo que possivelmente será produzido localmente será a Nissan Xterra.
É uma espécie de Nissan Pathfinder menos sóbria. Tem um grande apelo de Sport Utility voltada para os jovens e utiliza em sua campanha de vendas e veiculação aos esportes radicais. Desde que foi lançada no mercado americano é sucesso de vendas e talvez a possibilidade de fabricação local seja para atender estas demandas.
A nossa Frontier foi recentemente remodelada, possui uma boa motorização a diesel (103 CV) e o nível de acabamento é bastante superior quando comparada aos concorrentes diretos (L200 e Toyota Hilux). A fábrica tem ofertado este veículo com um certo subsídio no parcelamento nos pagamentos (taxa de juros = 0,99% a/m). Pode ser uma boa alternativa. Vale a pena conhecer o veículo antes de qualquer outra decisão. O preço atual gira em torno de R$ 63.000,00 (0 KM).
Na sequência vou te enviar um outro e-mail enviado a um colega sobre possibilidade de compra de picapes ou sport utilities com motorização a diesel. Também irá contribuir na escolha.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento